O que PAI RICO PAI POBRE nos ensina!

Pai Rico, Pai Pobre... Conhece a história? Sabe o que fazer para ganhar mais dinheiro?

O autor desse livro (PAI RICO PAI POBRE), quando era ainda criança, teve a GRANDE sorte de ter duas pessoas nas quais ele poderia chamar de pai.

Um, era seu verdadeiro pai, um típico trabalhador de classe média, ele se formou na faculdade e trabalha para o governo, num trabalho estável e bom, mas que é chamado de pai pobre pois passou dificuldades financeiras depois de se aposentar.

O outro, na verdade era o pai do seu melhor amigo, um pai meio fora do padrão, que não chegou nem no ensino médio, mas que era empreendedor, já tinha alguns negócios e que futuramente viria a ser uma das pessoas mais ricas do estado do Hawaii.

Kyosaki recebia a instrução desses dois pais e diz que muito da riqueza que ele tem hoje é por causa do ensinamento que recebeu, principalmente, a vinda de seu pai rico.

Eu não tive esse pai rico, e se você também não nasceu entre os 1% mais ricos do país, é bem provável que não….

Então, vamos aprender com Kyosaki. Por sorte, ele resolveu escrever um livro, que para mim foi um dos mais importantes livros que li, e é sobre esses ensinamentos que iremos conversar.

Precisamos ter nas nossas cabeças, que existem basicamente duas formas de ganhar dinheiro, e duas de perder.

Você coloca dinheiro no seu bolso por conta do seu trabalho, em forma de salário e que é a primeira fonte de RENDA. Ou, quando tem algo como um aluguer de uma casa, juros de poupança ou algum outro investimento, que no livro, é chamado de ACTIVO (guarde bem esse nome viu?!), e que acaba gerando mais renda para você, fazendo você ganhar dinheiro sem sair do lugar.

Os ACTIVOS

Imagine, pessoas sentadas em um sofá, sem fazer nada, mas ganhando dinheiro, pois de alguma forma investiram o dinheiro delas em algo que faz gerar ainda mais renda! Você queria ser uma delas? Em contrapartida, você fica sem dinheiro no bolso quando tem muitas DESPESAS: gastos com alimentação, saúde, educação ou festas.

Os PASSIVOS

E também existem os PASSIVOS, quando você possui algo, que tira seu dinheiro todos os meses, que acontece quando você tem um carro e precisa pagar impostos ou colocar gasolina, ou fazer manutenção.

Se tem um telemóvel, gasta dinheiro com um plano.

Isso gera ainda mais despesas. Esses são conceitos relativamente simples, mas diferenciar um do outro é o primeiro passo que diferencia os ricos dos outros.

Resumindo:

A diferença entre o ACTIVO e PASSIVOS é: o activo coloca dinheiro no seu bolso, enquanto o passivo tira dinheiro do seu bolso.

Você precisa saber que o dinheiro só acentua o padrão de fluxo de caixa que está na sua mente.

Se seu padrão for gastar tudo o que ganha, como é o caso da GRANDE maioria da população, o mais provável e o que eu sempre vejo a acontecer, é que esse aumento do dinheiro disponível apenas resulte em um aumento de despesas.

Se a pessoa ganha 1000, gasta 1000, se ganha 5000, gasta 5000 e por aí vai. O que falta na educação não é saber como ganhar mais dinheiro, mas sim como gastá-lo, o que fazer depois de tê-lo ganho.. A classe baixa só tem DESPESAS, os ricos cultivam os ACTIVO e a classe média compra passivos, pensando ser ACTIVO

Um dos conselhos financeiros que eu sempre recebi na minha vida foi este.

Junte dinheiro e compre uma casa! …ou faça que nem fulano, compre várias casas de aluguer e depois pare de trabalhar!

Comprar casa é ACTIVO ou um PASSIVOS?

Mas espera aí, se eu comprasse uma casa: ela seria um ACTIVO ou um PASSIVOS?

Depende! Uma casa gera manutenção e alguns impostos. Ela só se torna um bem, ou um ACTIVO, se o que você ganha com aluguer ou sua valorização, ultrapassar os valores de PASSIVOS.

Então, antes de sair dando esse conselho ou tomar essa atitude, coloque isso na balança e veja se realmente a casa pode ser considerada um bom investimento.

Mas não esquecendo a pergunta,

Como ficar rico?

Para ficar rico, e logicamente, permanecer rico, ou, você nasce muito rico, ou você precisa saber formas de ganhar mais do que gasta, ou seja, ou precisa ganhar mais no trabalho, ou precisa aumentar sua RENDA com a aquisição dos famosos ACTIVOS.

Acompanhe aqui comigo:

Vamos pensar um pouco… imagine que em uma situação hipotética você trabalhe em uma fazenda lavrando terra e que ganhe $5 por hora. Você acorda de manha e trabalha durante 8 horas, ganha seus $40 e volta para casa feliz. Um dia você percebe que esta ganhando muito pouco e decide, em vez de trabalhar 8 horas, trabalhar 12 hrs, e fica feliz quando seu patrão te dá os $60, mas mesmo assim você ainda precisa mais, ai você trabalha 16 hrs por dia para poder ganhar $80.

Chega um ponto que ou seu corpo não aguenta, ou você não tem mais tempo.

O tempo é um recurso limitado.

Um dos melhores conselhos que já recebi foi de usá-lo sempre sabiamente…

Mas o que fazer para ganhar mais dinheiro?

Você pensa bastante e tem uma ideia. Você conversa com seu patrão e fala que não quer mais ganhar por hora e  trabalhada por terreno lavrado.

Ele concorda e a Você você chama seu amigo que esta desempregado para trabalhar com você, oferece um salário menor que o seu, o que faz com que você receba $1 por cada hora que seu amigo trabalhe. Assim se você trabalhar 8 horas, você chega no final do dia com seus $40, mas agora recebe mais $8 que através do seu amigo. Se ao invés de ter chamado apenas 1, tivesse chamado 5 amigos, você teria recebido mais $40. Ou seja, com o mesmo tempo gasto, você duplicou seu pagamento.

Agora você consegue fazer mais em menos tempo! O exemplo foi bastante simples, e na vida real pode não ser tão fácil assim, mas o que quero mostrar é que você pode querer trabalhar muito para ter um salário altíssimo, mas se não for um astro do desporto ou uma estrela de cinema, dificilmente vai ficar rico assim.

O que se precisa fazer é pensar como os ricos.

E como é que os ricos pensam?

Ricos se esforçam cada vez mais para aumentar a coluna de ACTIVOS, eles usam o dinheiro para abrir negócios, investir, comprar imóveis e por aí fora.

Com o tempo, eles tem uma grande quantia de renda gerada sem nenhum esforço adicional, e é nesse momento que começam a usar seu dinheiro para comprar os melhores carros, as melhores motos e outros luxos.

Enquanto isso, os outros fazem o caminho inverso. Se importam primeiro ou somente com os PASSIVOS, ou seja, querem ter os melhores telemóveis, os melhores carros e pagam fortunas nas suas casas.

Deixando os ACTIVOS todos de lado, passando a serem reféns dos seus trabalhos.

Conclusão

A prioridade dos ricos são os ACTIVOS, dos outros é o PASSIVO. A grande questão aqui é entender que você não deve trabalhar pelo dinheiro… mas em aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você.

Talvez possa parecer que o que esteja dizer seja fácil, mas não se deixe enganar, se fosse fácil todos seriamos ricos.

Gastar dinheiro é muuuuuito mais fácil do que investir, e esse é o motivo de existir tão poucos ricos.

O que eu quero que entenda é que existe um mundo melhor do que aquele que passa na televisão, onde pessoas só são felizes se matando no trabalho durante horas e mais horas para gastar seu pouco tempo livre a fazer compras, comprar carros luxuosos e se endividando mais ainda, virando escravo do consumismo.

Muita gente vai para as escolas, e quando se terminam os estudos, nunca mais estudam, mas aprender como fazer o dinheiro trabalhar para você, esse é um estudo para toda a vida! …

Ao nosso Sucesso,

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.